PONTE MOURISCA - AJUSTE DAS Cavalhadas de Vildemoinhos 2023

30 abril 2023
PONTE MOURISCA - AJUSTE DAS Cavalhadas de Vildemoinhos 2023

Realizou-se no passado Domingo, 23 de Abril, o Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos.

Manda a tradição com 371 anos, que, 15 dias após a Páscoa, na ponte mourisca, se ajustem todos os pormenores para as Cavalhadas de Vildemoinhos.

O que há muitos anos atrás seria apenas um descampado, onde as famílias ajustavam as Cavalhadas, ou seja, designavam tudo o que iria acontecer na festa de 24 de junho – bandas, ranchos e carros alegórico – hoje conta também com animação e vendedores ambulantes, criando um espaço agradável para quem ali passa.

O Sr. Presidente do Município de Viseu, Dr. Fernando Ruas, a Srª Vereadora da Cultura, Drª Leonor Barata, o Sr. Presidente da Freguesia de Viseu, Prof. Diamantino Santos e a Srª Presidente da Freguesia de Repeses e São Salvador, Drª Márcia Lima fizeram questão de marcar presença neste evento, dada a importância do mesmo, não só para os Trambelos e para Vildemoinhos e para a Freguesia de Repeses e São Salvador mas também para o Concelho e Distrito de Viseu.

O que antigamente, era uma festa só para os Trambelos, hoje em dia já é uma festa de pessoas de outras aldeias da cidade. Os Trambelos vivem aquele dia como ninguém. Festejam, conhecem-se uns aos outros e tornam visível um bairrismo incrível entre a população.

A Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador manterá sempre no topo das suas prioridades o apoio a todas as Associações e Instituições, saindo sempre em defesa da sua população e das suas tradições que são tão ricas, nobres e históricas e que tem um impacto brutal no bom desenvolvimento da nossa Freguesia.

Freguesia de Repeses e São Salvador, Município de Viseu e Cavalhadas de Vildemoinhos

Mais fotos aqui: https://www.facebook.com/freguesiarss/posts/pfbid0EvkswcThzYq6VMuzuXzJALKdUAYeq4xd3bCg381MWT2XD6B66fDbmxdLpT2ad6U5l

#freguesia #repeses #sao #salvador #ajuste #cavalhdasdevildemoinhos #ponte #mourisca #cultura #tradicao